Quem Somos

1 - O que é o instituto

O Instituto de Análise Bioenergética Sul Capixaba – Ecoformação é um centro de estudos, pesquisas e formação em Psicoterapia Corporal, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, ES
Seu objetivo principal é o de formar profissionais que atuem no âmbito individual, grupal e social.
A Ecoformação é filiado ao Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP), que faz parte do International Institute for Bioenergetic Analysis (IIBA).

Pode-se visualizar graficamente a organização:



(IIBA) International Institute for Bioenergetic Analysis,

 fundado por Alexander Lowen

|

(FLAAB) Federação Latino Americana de Análise Bioenergética,

que congrega todos Institutos da América Latina, filiado ao IIBA

|

(IABSP) Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo,

Fundado por Liane Zink, de qual faz parte a Ecoformação

|

(IABSC-EF) Instituto de Análise Bioenergética Sul Capixaba  Ecoformação,

situado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, e coordenado por

Antonio Tatagiba Vimercat




Esta organização de formação de especialistas pertence a uma rede de 54 (cinqüenta e quatro) sociedades de treinamento na Europa, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e América do Sul.

2 - O Curso – Programa de Treinamento

A sociedade oferece um programa de treinamento profissional dirigido para a certificação como terapeuta em Análise Bioenergética. O requisito mínimo exigido pelo I.I.B.A para que um aluno seja certificado é de cinco anos, tempo necessário para que o aluno complete as horas de formação com trainers locais e internacionais supervisão e psicoterapia com analista certificado.

O treinamento teórico, prático e vivencial é constituído em duas fases:

A. Fase Pré-clínica:

- com duração de três anos. Inclui um estudo profundo da teoria e fundamentos da Análise Bioenergética, ou seja: a compreensão dos processos energéticos, a estrutura de caráter, leitura corporal, o desenvolvimento da criança e sua relação com o ambiente, uso e manejo de técnicas. O aluno é encorajado a explorar o seu próprio processo energético e estrutura caracteriológica, bem como de seus colegas. Destina-se a profissionais das áreas de saúde, educação e empresarial.

B. Fase clínica:

- com duração de dois anos, esta fase de treinamento inclui o estudo do diagnóstico dos processos terapêuticos bioenergéticos, sexualidade e a relação terapêutica. Nos workshops os participantes trabalharão tanto como pacientes como terapeutas, com supervisão “in loco”. A transferência e a contra-transferência são enfatizadas.

Destina-se aos profissionais que visam certificado, é necessário que o aluno tenha consciência de seu próprio processo energético e caracteriológica. Para isto deve estar envolvido em terapia pessoal com um analista aprovado pela FLAAB. O mínimo necessário é de 150 horas de terapia e 60 horas de supervisão clínica.
Nestas duas fases o curso é dado através de dois workshops anuais com trainers do I.I.B.A de 30 horas cada um (intensivos com tradução) e se for o caso seis workshops anuais de 12 horas cada um com trainers..
Após o término do curso, o aluno irá obter o certificado CBT (Certified Bioenergetic therapist) conferido por dois trainers do I.I.B.A (Internacional Institute for Bioenergetic Analysis) e com reconhecimento internacional.
O I.I.B.A tem como publicação periódica o “The Jounal” onde trabalhos nesta área são publicados.
Outra publicação do I.I.B.A é o “News Letter” com periodicidade de 4 ao ano, cujo propósito, além da apresentação de textos breves, é também de disseminar as comunicações da grande comunidade bioenergética.

3 - Pré-requisito:

- Formação Universitária.
- Curso \ experiência profissional em terapia corporal reconhecido pelo IABSP.
- Participar de entrevista com membro da comissão de ensino.

4 - Análise Bioenergética – O que é?

Alexander Lowen com a palavra:

- “A Análise Bioenergética se apóia na proposição de que cada ser é seu corpo. A mente, o espírito e a alma são aspectos de qualquer corpo vivo.
Um corpo sem vida não possui mente, perdeu o espírito e sua alma também o deixou. Quanto mais vivo for seu corpo, mais vibrante você estará no mundo”.

- “A Bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o individuo a reencontrar-se com o seu corpo e a tirar dele o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Ela é uma aventura de auto descoberta. Difere de formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano”.
Segundo Lowen, os processos energéticos do corpo determinam o que acontece com a mente, da mesma forma que determinam o que acontece com o corpo.

- “Sem uma rendição do ego narcisista, a pessoa não pode entregar-se ao amor. Sem essa entrega a alegria é impossível”.

- “A viagem da auto descoberta não acaba nunca; não há a terra prometida onde, finalmente, podemos chegar e ficar. Nossa primeira natureza nos escapará continuamente, enquanto chegamos mais perto dela a cada momento”.

- “A Análise Bioenergética se diferencia de outras psicoterapias corporais porque inclui a compreensão psicanalítica, a dinâmica da transferência e da contra – transferência e a importância do vinculo no processo terapêutico”.

- “A Análise Bioenergética, criada e desenvolvida por Alexander Lowen, tem suas raízes nos fundamentos teóricos de Wilhelm Reich, discípulo de Freud, que se destacou por sua obra psicanalítica e por suas pesquisas pioneiras nas áreas da biologia, física, política e antropologia.”

- “A luminosidade do corpo não é apenas uma metáfora. Encontra-se ele envolto por um campo de força chamado de aura ou atmosfera. Este fenômeno foi observado e comentado por vários pensadores, entre eles Paracelso, Mesmer, Kilnes e Reich”.

- devemos estar dispostos a começar a aprender a nos amar.(Louise L. Hay).

- “... a psique e a matéria sejam um mesmo fenômeno observado respectivamente do interior e do exterior”.

-... o vai-e-vem dos sentimentos se manifesta nos processos rítmicos da respiração e do batimento cardíaco.

-...o desabrochar da vontade de nossa alma se expressa no sistema metabólico motor.

-...o corpo é instrumento da alma.”

(Walter Buhler)


No coração tece o sentir
Na cabeça brilha o pensar
Nos membros vigora o querer
Brilhante
Tecer vigorante
Vigor brilhante
Isto é o homem.
(Rudolf Steiner)



Comentando sobre o trabalho de Reich, o Dr. Petho Sándor ressaltou a importância da Análise Bioenergética:
... no caso do paciente mostrar tensões musculares cronificadas, armadura muscular visivelmente desenvolvida, serão inoperantes análises prolongadas apenas com verbalizações, porque tais casos necessitam também de uma comunicação física energética, já que o tônus da musculatura voluntária, a afetividade e o tônus visceral encontram-se numa correlação múltipla, que abrange ao mesmo tempo vários circuitos funcionais em termos biopsíquicos e psicossomáticos.
- Sobre a unidade-Matéria e psique – Nise da Silveira relata que Jung e Wolfgang Pauli, prêmio Nobel da física de 1945, publicaram juntos Interpretação da Natureza e da Psique em que escreveram:
... chegamos assim ao conceito de UNUS MUNDI, isto é, à idéia de identidade básica da matéria e psique: tudo que acontece seja o que for, acontece no mesmo e único mundo e é parte deste.


- Fragmento do texto Bioenergética – um panorama atual, de Odila Weigand

Quem já não leu alguma coisa de Lowen, seja concordando ou mesmo discordando? Ele criou teorias, abordagens inovadoras para trabalhar o corpo, ensinou e formou centenas de terapeutas que trabalham na Europa, Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Israel. Sua escola, como entidade formadora de profissionais, tem mais de 40 anos. Teve contato e exerceu influência em muitos terapeutas que se tornaram por sua vez criadores de outras escolas.
De sua associação com John Pierrakos, nascem os princípios básicos da Análise Bioenergética. Depois John Pierrakos seguiu seu próprio caminho pesquisando a aura e os chakras. Pierrakos também criou sua escola, em que combina os princípios da Bioenergética, Análise do Caráter, Análise da Resistência, com uma abordagem espiritual que ele assimilou de sua esposa Eva.


Contribuições de Lowen

O que todos eles guardaram do que aprenderam com Lowen? Eu diria que o principal elemento é o GROUNDING. O mérito da descoberta de Lowen e Pierrakos foi compreender que, diferente do procedimento de Reich de desbloquear anéis começando pelo ocular e terminando pelo pélvico, deveriam começar a desbloquear as pernas para que pudessem receber toda a energia de cima que se libertava e logo, gradualmente, subir através de cada segmento. Liberar as pernas para o fluxo energético não é igual a desbloquear a couraça pélvica. Ao liberar as pernas, estamos fortalecendo o ego.
Grounding é enraíza-se no planeta, contato com a realidade que nos torna a todos humanos, semelhantes, emocionais, capazes de amar e sentir dor, compaixão, alegria, prazer. É a realidade dos sentimentos, vivida no nosso corpo vivo e vibrante, não apenas como experiências mentais. Lowen nos legou a compreensão de que é possível desenvolver rigidez ao tolerar mais carga energética em movimento, nos tornamos capazes de sentir nossas emoções.

5 - Refletindo sobre a Bioenergética:

- Viver é pulsar. É permitir que vibre em nós a energia que nos habita, num continuo processo de expansão e contração.
- O corpo humano se mantém em equilíbrio por meio de ritmos e ciclos complexos. Esses biorritmos são nosso elo com os ritmos mais vastos da natureza: os ciclos imensamente longos das estrelas, o fluxo e refluxo dos oceanos e o alento de todas as coisas vivas;
- Quando se resiste ao fluxo da vida, se está na verdade, resistindo à natureza interior, pois tudo o que nos acontece é um reflexo de quem somos;
- Não podemos aprisionar a mente no cérebro. A mente esta em cada célula do nosso corpo, além de se estender para todo o universo;
- Nós não somos o corpo. Nós não somos a mente. Somos aqueles que tem corpo e mente;
- Todo medo é, em ultima análise, o medo disfarçado da mortalidade, o medo da mudança;
- Quando atingimos um novo nível da consciência, um novo mundo é criado.
- Nós somos uma abundância bioquímica, expandindo e gestando novas imagens e possibilidades, permitindo que outras pessoas também se expandam;
- Na bioenergética experienciamos uma nova forma de relação com o corpo, “instrumento” tão negado durante séculos na história da humanidade.
- “Respirar significa reespiritualizar, vivificar. É a experiência palpável de uma ação contínua para nos mantermos ligados ao planeta”. Respirar é comungar com o universo. É estar integrado com todos os seres vivos, numa experiência de troca, através de um dar e receber continuo.


6 – Um tanto de poesia



Aula de vôo

O conhecimento
caminha lento feito lagarta
Primeiro não sabe
e voraz contenta-se com o cotidiano orvalho
deixado nas folhas vívidas das manhãs

Depois pensa que sabe
e se fecha em si mesmo
faz muralhas
cava trincheiras ergue barricadas
Defendendo o que pensa saber
levanta certeza na forma de muro
orgulha-se de seu casulo

Até que maduro
explode em vôos
rindo do tempo que imaginava saber
ou guardava preso o que sabia
Voa alto sua ousadia
Reconhecendo o suor dos séculos
no orvalho de cada dia

Mesmo o vôo mais belo
descobre um dia não ser eterno
É tempo de acasalar
voltar à terra com seus ovos
à espera de novas e prosaicas lagartas

O conhecimento é assim
ri de si mesmo
e de suas certezas
É meta da forma
metamorfose
movimento
fluir do tempo
que tanto cria como arrasa
a nos mostrar que para o vôo
é preciso tanto o casulo
como a asa.
(Mauro Iasi)


“Corpo meu,
meu advento,
gesto único
e argumento, trunfo, marco
e pensamento,
corpo
Sólido instrumento
De viver e amar e de bater-me
Inútil
Contra o tempo.


Meu corpo sou eu mesmo:
Sonho de planície
e salto sobre o abismo.
Me aceitou
Quando de mim mesmo
Eu não sabia,
Me adubou
Nos meus celeiros,
Me aturou
Nos seus desvelos,
Me educou
Nos seus deveres
até que de si mesmo
- maduro e inteiro-
eu despertei do sangue e gesso
e o conquistei como devia”.
(Affonso Romano de Sant’Anna)
Copyright © 2012 Ecoformação Sul Capixaba | Todos os direitos reservados.
Cachoeiro de Itapemirim | ES | Praça Mauro Toledo Machado, 1 | Ed Pieta Sala 302 | Centro